Prolongar a vida das baterias



Algumas dicas para aumentar o tempo de vida das baterias tanto de portáteis, como dos telemóveis. Este artigo tem como fonte a sugestão Tek da Sapo.

1 - Desligue o que não é preciso
Nos telemóveis e nos computadores portáteis há aplicações que podem manter-se abertas mesmo quando não estão a ser utilizadas, mas que continuam a consumir recursos energéticos. Racionalize a sua utilização e feche as aplicações de que não vai precisar de forma imediata.

2- Reduza o brilho
Esta é uma das opções automatizadas em alguns notebooks para quando estão a usar os recursos da bateria, mas não em todos. Em situações de maior luminosidade pode reduzir o brilho do ecrã e poupar energia, um conselho que se aplica também aos smartphones.

3 - Racionalize as ligações wireless
Se não precisa da ligação Wi-Fi ou Bluetooth desligue essa funcionalidade. Quando estão activas os sistemas estão constantemente à procura de redes disponíveis e com possibilidade de sincronização. No telemóvel, se tem uma ligação definida com um sistema de alta-voz do carro ou o auricular Bluetooth, desactive essa ligação quando não for necessária.

4 - Personalize as configurações
Os sistemas dos telemóveis e dos computadores podem ser personalizados para entrar em modo de suspensão quando não são usados durante algum tempo. Considere a hipótese de reduzir este intervalo de espera de acordo com os seus hábitos.

5 - Avalie as ligações a dispositivos externos
O uso de ligações USB do computador para carregar telemóveis, leitores de música e outros dispositivos, pode ser prática, mas consome a bateria disponível. Avalie se vale a pena manter também pens USB, ou discos externos, permanentemente ligados.

6 - Considere os ciclos de recarga
Mesmo sem sofrerem do nefasto "efeito de memória", as baterias actuais não devem estar permanentemente ligadas à corrente. Se usa o notebook no dia-a-dia, recorra à ligação à rede eléctrica apenas quando o nível de energia da bateria estiver abaixo dos 20/30%, recarregando-a então completamente. Nos telemóveis e smartphones o conselho é o mesmo. Se calhar não vale a pena ligar o carregador todos os dias...

7 - Use uma aplicação para monitorizar a vida da bateria
Os indicadores de carga da bateria nem sempre são eficientes e há uma série de ferramentas para computadores e smartphones que podem ajudar na monitorização do nível de carga e ajudar na configuração. Nos portáteis a maioria dos fabricantes tem já uma área dedicada a esta funcionalidade, mas pode experimentar algumas ferramentas freeware, como o Laptop Battery Power Monitor.
Para smartphones existem também algumas aplicações como o myBatteryLife para iPhone ou o BatterySaver para telemóveis Symbian.


Inevitavelmente, seguindo estes conselhos a bateria acabará por ter um fim de vida e aí nada como ir para a reciclagem e nunca ficar em casa guardada numa caixa ou gaveta.

5 comentários:

Master_Mind disse...

bah, isso td ja eu sabia, arranja é praí um truque para as baterias durarem mais mesmo usando isso td :P

Inside Me disse...

opa, to voltando à bogosfera e seublog num poderia deixar de recebeer minha humilde visita, pq é top, bjãooooooooo

eeeualg disse...

Então agora que mudas-te de visual, deixas de postar???

Quando voltas?

Master_Mind disse...

LOOOOL
Fala o roto ao nu, pk n te vestes tu xD

Botas Cowboy disse...

Preciosas dicas que desconhecia.
Fantástico!

https://cowboybootsportugal.pt/collections/botas-de-mulher-1