Um clássico! Usar a energia dos limões para acender um led



Ora, esta já muitos devem conhecer, esta experiência/curiosidade/engenhoca, é feita muitas vezes nas escolas, a título explicativo:
O material necessário a esta engenhoca é:

3 limões (limas também servem)

3 moedas brilhantes de cobre (uns cêntimos), atenção convém mesmo ser brilhantes pois as suas propriedades condutoras são melhores

3 parafusos banhados a zinco

4 fios, de preferência com clipes nas extremidades para facilitar ligações

uma faca pequena

um LED (díodo emissor de luz) de baixa voltagem, este podem encontrar facilmente num equipamento avariado ai em casa. Ou então encomendar na Internet, é grátis, ou ainda simplesmente comprá-lo não deve passar de uns cêntimos.
Relativamente ao led, ter em atenção os seus pólos, que podem ser comprovados no datasheet correspondente.

Execução:
Faça uma fenda em todos os limões, e nessa fenda insira cerca de metade da moeda. Com os parafuso enrosque-os, para dentro dos limões a uma distância de aproximadamente 1/3 do comprimento máximo do limão, distanciado dessa distância da moeda.
Nesta altura já temos umas pequenas 3 "pilhas", mas muito "fraquinhas". O terminal de cobre indicará o terminal positivo e o parafuso o terminal negativo. Com os fios ligue os parafuso de um limão à moeda de outro limão. Desta forma as nossas "pilhas" ficarão ligadas em série.
Vamos então, depois de efectuadas todas as ligações, ficar com dois terminais livres. Com dois fios, e tendo em atenção a polaridade correcta dos leds (+/-), ligue o parafuso e moeda livres, com um fio cada ao led. Desta forma já deve funcionar, e assim se criou uma simples bateria de limões, e o led já deve acender.
Se estiver num local escuro notar-se-á melhor, pois como está claro estas "pilhas" são muito fraquinhas, não geram corrente suficiente, poder-se-iam juntar mais limões, de forma a aumentar um pouco a luminosidade.

Na imagem seguinte de forma a se visualizar melhor a luz proveniente do led, colocaram o led dentro de uma caixinha daquelas dos rolos das maquinas fotográficas, o que vocês também podem fazer, basta dois boraquinhos para passar os terminais do led.

3 comentários:

D4RK S0RS3R3R disse...

bah vlw mesmo cara...
só que tem uma coisa qual melhor limão pra faze a esperiencia??

vlw

Engenhoquinhas disse...

Espero nao te enganar com esta resposta, mas o mais indicado são os limoes não muito maduros. Ou seja nem muito maduros nem muito verdes. Penso que sejam mais a descair para o verde, pois nessa altura é quando a acidez é maior. Eu já fiz esta experiencia mas nunca tinha pensado nisso, bem visto.

Alessandro Schiraski disse...

Bah vlw Kra...
A feira de Ciencias da minha escola foi um sucesso com essa esperiencia.
Mto tree essa experiencia, ela é bem simples mas é bem interessante.
Vlw kra.
Abraçoo